Rejuvenescimento Íntimo
GINECOLOGIA
Sim, a vagina envelhece, como tudo no nosso corpo. Na menopausa, fase em que cessa a produção dos hormônios sexuais, a vagina também sofre alterações, como o afinamento da mucosa e atrofia (estreitamento) do canal vaginal. A mesma torna-se pouco elástica, estreita e ressecada, e, consequentemente, a mulher começa a apresentar desconforto na relação sexual, urgência e/ou incontinência (perda) urinária, (causada pelo afinamento da mucosa e encurtamento da uretra), e necessidade de levantar várias vezes, à noite, para fazer xixi. Mas saiba que mulheres mais jovens, que fazem uso de anticoncepcionais hormonais e logo após a gestação, também correm o risco de ter desconforto vaginal, como menor capacidade de lubrificação natural na vagina. Nestas situações o bloqueio hormonal causado pela pílula ou pelo final da gestação, fazem com que a mucosa vaginal fique fina e ressecada, semelhante à da mulher na pós-menopausa.
A boa notícia é que há uma forma de rejuvenescer a vagina, diminuindo esses efeitos desagradáveis e que prejudicam o cotidiano da mulher. Trata-se da utilização de técnicas como a radiofrequência, o laser e o ultrassom microfocado (HIFU), as mais modernas tecnologias, utilizadas há anos na face e no corpo para prevenção e tratamento da flacidez, para o tratamento da vagina e da vulva (lábios vaginais). Estas técnicas baseiam-se no princípio da estimulação da fibra colágena e ativação da circulação local, para realização do rejuvenescimento genital feminino, com resultados extraordinariamente positivos. Desta forma, a mulher não tem necessidade de usar constantemente cremes vaginais e pode manter uma vida sexual saudável, sem o constrangimento da perda urinária ou mesmo da flacidez dos lábios vaginais.
A técnica a Laser atua superficialmente nos tecidos, sendo importante no tratamento da atrofia da mucosa vaginal, da incontinência urinária, da flacidez e do clareamento da região genital externa. No HIFU é utilizada a energia ultrassônica, que aquece os tecidos e atua de forma semelhante ao laser, porém atingindo uma profundidade maior dos tecidos, mostrando ótimos resultados no rejuvenescimento, na melhora da sensibilidade e, especialmente, no tratamento e prevenção da flacidez genital.
Dentre as principais indicações ginecológicas para o rejuvenescimento íntimo, estão:
- Flacidez vaginal – perda do tônus
- Baixa elasticidade da parede vaginal
- Baixa capacidade de contração da parede vaginal
- Pouca lubrificação, causando o ressecamento da vagina
- Baixa sensibilidade da vagina
- Incontinência/urgência urinária
- Clareamento genital