CISTO NO OVÁRIO
GINECOLOGIA
Os ovários são dois órgãos que estão situados ao lado do útero. Eles são responsáveis pela produção de hormônios femininos (estrogênio, progesterona e outros) e pela ovulação. Tumorações chamadas cistos podem ocorrer nos ovários. Cistos ovarianos são saculações preenchidas com material líquido, podem ser formações simples (apenas com conteúdo líquido), com conteúdo espesso (líquido espesso) ou complexo (compostas por líquidos e material sólido ou semisólido).
São frequentemente encontrados em mulheres em idade reprodutiva. As mulheres mais propensas à formação de cistos são aquelas com idade entre os 20 e 35 anos, as portadoras de endometriose ou com doença inflamatória pélvica.
Quais são os sintomas?
Na maioria das vezes os cistos ovarianos são assintomáticos (não dão sintoma), mas podem estar associados com irregularidade menstrual. Formações volumosas, especialmente acima de 5 cm, podem romper ou torcer o ovário, causando dor abdominal aguda severa, necessitando de procedimento cirúrgico de urgência.
Como o médico faz o diagnóstico?
Os cistos de ovário podem ser descobertos em um exame pélvico de rotina ou ecografia. Alguns exames laboratoriais podem ser necessários para avaliação dependendo dos sintomas encontrados.
Qual o tratamento?
O tratamento pode ser expectante ou com pílula anticoncepcional, nos cistos de conteúdo líquido, que serão absorvidos pelo organismo na grande maioria das vezes. A cirurgia, quando indicada, é a vídeolaparoscopia (cirurgia com apenas três pequenos cortes na parede abdominal), em raríssimos casos pode ser indicada a laparotomia (cirurgia com corte na parede abdominal como uma cesárea ou corte vertical). Devemos avaliar cuidadosamente, principalmente as meninas antes da primeira menstruação as e as mulheres após a menopausa, onde a incidência é maior de complicações ou de malignidade (especialmente na pós-menopausa)